Porque um homem preto e gordo amando incomoda tanto?

Leitura: 3 min
pericles_reproducaofacebook

Essa semana o cantor Péricles viralizou, sendo zoado, claro, por causa de uma campanha do Boticário, em que participou ao lado de sua mulher. A campanha era até moderninha e mostrava uma diversidade bacana de casais, todos em poses românticas dando beijinhos discretos e fofinhos, outros mais intensos – o que obviamente gerou comentários com emojis de vômito e os famosos “estou deixando de seguir!”. Mas Péricles não, Péricles não veio a passeio, tascou-lhe um beijão de linguaruda em sua mulher. Lidiane Faria, inclusive, é CEO da Faria´s Produções, empresa que agencia a carreira do cantor. Mesmo assim, na internet, só é citada como mulher de Péricles, mas isso fica pra outro texto.

A questão é que a internet ficou em polvorosa com o beijo de Péricles. No twitter, ele virou piada. “Por isso que ele é desse tamanho, ele engole todo mundo que beija!”, “Nossa, que desentupidor, que isso!” e coisas parecidas foram alguns dos comentários. Um comediante com quase 450 mil seguidores retuitou a foto e pronto: chuva de “Péricles sugando toda a gordura da menina”, “quase engoliu a mulher”, “assustador”, “Péricles abriu as portas pro beijo feio” etc.

Eu não sei se vocês percebem, mas isso aconteceu porque a galera não tá acostumada a ver gente gorda e preta sendo feliz. Cês realmente acham que se fosse a Fernanda Lima e o Rodrigo Hilbert eles receberiam o mesmo tipo de comentário? O pessoal teria feito tanta piada e zoação? É sempre com surpresa que as pessoas agem quando sabem que uma pessoa gorda tem um relacionamento duradouro e é feliz, como se a gente não tivesse mesmo direito ou, sei lá, tivesse pagando por isso. Acrescente a isso o fato de Péricles ser negro retinto e de Santo André. Jojo Toddynho é outra que sofre com as mesmas questões. Quando se casou, seu marido chegou a desativar as redes sociais por conta de haters e mensagens que não parava de receber, porque pra estar com ela, só podia ser por dinheiro, claro, insinuavam.

Nas redes e muitas vezes na vida, o amor de Péricles e de Jojo não é válido. Assim como não é válido em nenhuma novela que vemos, em nenhum filme que assistimos, nos personagens criados em tudo quanto é mídia (sempre cômicos, porque gordo tem que ser engraçado pra compensar ser gordo), nos ídolos que temos, nos corpos em que nos espelhamos ou consideramos como padrões de beleza. Péricles só foi fotografado beijando a própria esposa para a campanha do Boticário, e seu amor se tornou risível.

O corpo gordo ainda é visto como desleixado, preguiçoso, sem cuidado e muito pouco digno de amor e afeto. É tipo um corpo que nem deveria estar aqui, que ficou daquele jeito porque não quis ou porque não se cuidou o suficiente, é feio, é errado, é doente. O corpo negro, nem preciso dizer né? Gente preta fazendo sucesso incomoda. Amando e sendo amada também.

Mas cês vão dizer que é tudo coisa da minha cabeça, então melhor deixar quieto. 

Compartilhe

Leia também

O site da Coluna de Terça utiliza cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a oferecer uma experiência de uso mais rica e interessante.