Criança negra de 3 anos é fantasiada de macaco por professora

Leitura: < 1 min
D9130331-9ECF-4C85-BE27-4680DD7B6DF8

Na última sexta-feira (27), o Centro Educacional Infantil (CEI) Monte Carmelo II, localizado na zona leste de São Paulo, realizou um evento com o tema “circo” e avisou aos pais que deveriam enviar as crianças fantasiadas. Stephanie Silva vestiu o filho com roupa de palhaço, mas no vídeo que repercutiu na internet, a criança aparece com uma máscara de macaco, enquanto outras crianças cantavam para o menino: “Você virou, você virou um macaco.”

Segundo a mãe do menino, ele não pediu para ser o macaco, a professora que o escolheu e nitidamente percebeu no vídeo o quanto ele estava desconfortável, perdido ali.

Não tem justificativa! Por que, de todas as crianças, escolher uma criança negra para representar um macaco? O que a escola iria dizer quando uma criança chamasse o coleguinha preto de macaco, se a mesma compactua com isso? A resposta é dura e simples RACISMO!!!

E é extremamente cruel, uma criança de apenas 3 anos em um de seus primeiros contatos com pessoas que não fazem parte da sua rede de proteção, já é apresentada ao racismo. E, mesmo que sem entender a complexidade do que aconteceu, se sente sozinha, humilhada, agredida…

A gravação do vídeo não está mais nas redes da escola. Stephanie registrou um boletim de ocorrência no 64° DP da Cidade AE Carvalho.

Tags
Compartilhe

Leia também

O site da Coluna de Terça utiliza cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a oferecer uma experiência de uso mais rica e interessante.