Combinaram de nos matar (e estão)

Leitura: 2 min
TEMPLATE IMAGENS PARA SITE 1200x630px

Você, pessoa negra, consegue se imaginar idoso? Em 2020, a expectativa de vida dos homens aumentou para 73,3 anos, enquanto a das mulheres foi para 80,3 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse ano, não foi considerada a pandemia de COVID-19.

No entanto, é necessário levar em consideração a cor dessas pessoas. Quantas dessas pessoas são negras? Principalmente, quantas desses homens são negros? Segundo o Mapa da Desigualdade da Região Metropolitana elaborado pela Casa Fluminense em 2020, a expectativa de vida altera de acordo com a Região Metropolitana do Rio.

Conforme o levantamento, uma pessoa que mora em Niterói poderia viver, em média, 70 anos. Isso sem considerar a cor da pele. Enquanto em Queimados despenca para 58 anos. O Rio de Janeiro é uma das metrópoles mais desiguais do mundo segundo o Mapa da Desigualdade.  

Houve declínio da taxa de mortalidade, é verdade. Mas, nos últimos anos, o número de pessoas pretas em situação de pobreza ou extrema pobreza disparou. Isso também é um fator que influencia, uma vez que são essas pessoas que sofrem com a falta de saneamento básico, com insegurança alimentar, violência policial, entre outros. 

Só no mês de maio deste ano tivemos o assassinato de um homem de 38 e uma chacina. Qual a cor da maioria dessas pessoas? Envelhecer é uma regalia de gente branca cis. Assim como o direito à educação, ao lazer, os melhores empregos, os melhores salários são para quem tem “boa aparência.”  

Diante de todo esse cenário, de pessoas negras, homens negros sendo assassinados violentamente a cada vinte e três minutos, como conseguir se imaginar na terceira idade? Nessa corrida da vida, a velhice é a linha de chegada que poucas pessoas pretas conseguem alcançar. 

Compartilhe

Leia também

O site da Coluna de Terça utiliza cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a oferecer uma experiência de uso mais rica e interessante.