Não é empreendedorismo, é sobrevivência

Leitura: 2 min
TEMPLATE IMAGENS PARA SITE 1200x630px (2)

Houve uma queda na taxa de desemprego. De acordo com dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em maio deste ano, a taxa de desocupação caiu para 10,5% no trimestre encerrado em abril. No entanto, essa queda acontece devido ao aumento da informalidade no país.

A recuperação no mercado de trabalho avança a passos lentos. Ainda temos cerca de 11,3 milhões de brasileiros desempregados, mas isso é um avanço se comparado ao mesmo período do ano anterior. A redução dessa taxa vem sendo comemorada e noticiada como algo bom.

No entanto, é necessário observar as pessoas que estão sendo beneficiadas com esse aumento de vagas informais, sem carteira assinada, pois certamente não são os trabalhadores. A taxa de informalidade atinge 40,1% da população, ou seja, há em torno de 38,7 milhões de trabalhadores em condição informal.

Apesar de mais pessoas estarem vendendo seus produtos e serviços, ou seja, “empreendendo”, o rendimento encolheu. No mesmo trimestre de 2021, o rendimento era de R $2790 reais, já este ficou em R $2569. 

A redução da taxa de desemprego não é algo a ser comemorado, uma vez que as pessoas estão abrindo o seu próprio negócio para não passar fome, para tentar driblar a miséria. Além disso, algumas pessoas estão tendo que trabalhar 10, às vezes, 12 horas por dia para garantir o sustento de sua família. O aumento do número de pessoas abrindo seu próprio negócio foi motivado pela necessidade.

E não me venha com essa de na palavra crise apenas tire o “s” e crie. Não deveria ser algo plausível trabalhar 12 horas por dia, isso não é algo para ser admirado. É necessário tempo de lazer, tempo para cuidar da saúde, dormir. Todas essas coisas parecem não ser mais importantes atualmente, com exceção do mês de setembro, quando todos começam a falar de saúde mental. 

Ter estabilidade financeira é um grande ponto para manter a saúde mental. Precisamos descansar, não somos uma máquina que deve estar produzindo a todo momento. Mas como faremos isso mediante a exaustão de ter dois, três ou mais trabalhos para conseguir ao menos ter o que comer?

Compartilhe

Leia também

O site da Coluna de Terça utiliza cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a oferecer uma experiência de uso mais rica e interessante.