Você tem seu estilo, a Renner tem todos (desde que você seja branco)

Leitura: 2 min
TEMPLATE IMAGENS PARA SITE 1200x630px (6)

Na última sexta-feira (20), a recepcionista Fernanda Rodrigues, 43 anos, foi vítima de racismo dentro das lojas Renner no Shopping Bela Vista, em Salvador. Ela foi acusada de ter cometido furto pelo segurança ao sair da loja. Logo, o segurança foi acionado no rádio, orientado a mandar a mulher embora e comparecer a uma sala reservada a funcionários.

Com essa situação humilhante, Fernanda quebrou o pé esquerdo, após um desmaio devido à pressão alta. Com isso, ela precisará ficar 14 dias sem trabalhar e existe a possibilidade de precisar fazer uma cirurgia, na qual não sabe nem como irá custear, por não ter plano de saúde.

A Renner declarou que apurou o incidente imediatamente, mas que não encontrou as evidências das acusações relatadas. A empresa afirma que prestou toda a assistência necessária à cliente e que está disponível para colaborar na investigação, liberando as imagens gravadas, colocando à disposição os colaboradores e demais evidências.

Só acredita quem é branco! Porque TODAS as vezes que vou na Renner, também sou a Fernanda, sempre acompanhada de uma espécie de segurança particular que segue do meu lado desde a minha entrada até a saída, e, dentro de mim só existem medo e raiva.

Nunca me aconteceu de ser acusada formalmente, apenas através de olhares e perseguições, mas desde que me entendo por gente, fui criada com um manual para evitar qualquer suspeita sabendo que a qualquer momento isso pode me acontecer. “Você já é preta, não sai assim, se não eles te olham torto.” “Não mexa na bolsa.” “Se tiver sacolas, amarre-as antes de entrar.” “Deixe suas mãos livres.” “Não toque em nada.” Siga em frente e sobreviva.

Compartilhe

Leia também

O site da Coluna de Terça utiliza cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a oferecer uma experiência de uso mais rica e interessante.