O tapa de milhões

Leitura: 2 min
Foto: Reuters

A premiação do Oscar de 2022 ainda está dando o que falar e não é somente por causa das apresentações que aconteceram na noite de domingo (27). Após o comediante Chris Rock fazer uma “piada” sobre o cabelo de Jada Smith, Will Smith subiu ao palco e deu um tapa no comediante.

Muitos artistas foram para as redes sociais defender ou repudiar a atitude de Will. O ponto em questão não se trata da atitude de Will Smith ou da ofensa de Chris Rock dirigida a Jada, mas, sim, em como os homens negros são sempre taxados de violentos/agressivos.

Maíra Cardi, esposa de Arthur Aguiar, publicou um comentário em suas redes insinuando que em algum momento Will pode vir a bater em sua esposa. Além disso, também disse que há uma falta de inteligência emocional. Será que falta mesmo?

Na mesma noite, Will Smith ganhou o Oscar de melhor ator, mas, ainda sim, o assunto mais comentado é o tapa. Várias pessoas fizeram comentários nas redes sociais afirmando que deveria haver uma conversa entre eles, mas vale lembrar que Chris Rock já fez outros comentários sobre a família Smith em edições anteriores. Será mesmo que nunca houve uma conversa?

O que me incomoda são os comentários que apontam Will como agressivo. Essa imagem não é imposta apenas a ele obviamente, mas a toda uma população específica: a negra.

Se fossem dois homens brancos no lugar de dois homens pretos, lembrando que um deles ganhou o Oscar de melhor ator, acredito que a situação iria se desenrolar de uma forma diferente. A começar que ele seria intitulado como o herói, aquele que corre riscos para defender a esposa, pois esse ato requer coragem.

Quantos de nós em algum momento (ou em vários) já não teve vontade de esbofetear alguém por ter feito aquele comentário maldoso? No entanto, em muitos casos, nos calamos e sorrimos sem graça, afinal, era apenas uma “brincadeira”. Mas a verdade é que seria maravilhoso se tivéssemos alguém para nos defender com a mesma coragem que Will defendeu Jada.

Ao final de seu discurso, Will disse que espera ser chamado para as próximas edições, porque ele sabia o que esse tapa poderia custar para um homem preto como ele. Porque é assim: qualquer cobrança é muito maior quando estamos nos referindo a corpos pretos.

Compartilhe

Leia também

O site da Coluna de Terça utiliza cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a oferecer uma experiência de uso mais rica e interessante.