Escurecimento como sujeira

Leitura: 2 min
escurecimentolidia

Essa moda de clareamento de tudo me dá um negócio…eu não entendo porque eu deveria me preocupar em ter sovacos mais claros, por exemplo. Isso nunca foi um problema. Ou clarear as virilhas, as partes internas das coxas, ou coisa assim. Porra, vai ter padrão até no sovaco agora, mermão? Qual é o problema de ter essas partes escurecidas, se esse escurecimento é só o resultado do atrito entre essas partes? Devo me sentir mal por isso? Eu não entendo, quer dizer, eu entendo, vocês é que talvez não estejam preparados pra essa conversa.

É sobre essa ideia de tudo que é preto remete ao sujo né, ao negativo, e de que o corpo precisa ser simétrico e uniforme, principalmente na cor, e ainda seguir um padrão inalcançável até pras pessoas que estão dentro dele. É sobre as marcas venderem produtos com campanhas de aceitação de nossos corpos, mas também venderem produtos clareadores para que seja mais fácil aceitar nossos corpos. Depois vocês falam que a gente vê racismo e gordofobia em tudo, mas não somos nós que hierarquizamos buçanhas de acordo com a cor, (como já disse John Mayer “meu pau é um supremacista branco”), nem nós que fazemos pessoas gordas se sentirem mal por suas coxas enegrecidas, por exemplo. Quanto mais rosinha melhor, sempre a branquitude ditando o que é bom. E o povo usando creme clareador a torto e a direito pra clarear o que pode, pra assim ser mais aceito, porque só de olhar já tava achando que aquilo lhe dava um aspecto desleixado e sujo mesmo, afinal, as grandes marcas estão aí pregando body positivity e diversidade, e enchendo o rabo de dinheiro com a insegurança de vocês. 

Cara, eu não vou me preocupar em clarear meu sovaco, na moral, tenho mais o que fazer. Já me odiei por tanto tempo sem saber que podia me amar e me aceitar como sou, que não vai ser agora que vou voltar a me sentir mal pelo meu corpo. Meu sovaco é pretinho sim, minha virilha, minhas coxas e minha buceta também, e eu não vou me sentir mal por isso. Melhorem.

Compartilhe

Leia também

O site da Coluna de Terça utiliza cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a oferecer uma experiência de uso mais rica e interessante.