Como a guerra europeia pode fazer você pensar sobre as eleições no Brasil?

Leitura: 2 min
destaque_site (6)

Eu fiquei uma semana longe do trabalho porque estava precisando muito mesmo desligar. Foi tudo muito bom, mas tinha uma guerra no meio do caminho. E aí, meu amigo, mesmo que você queira muito, não há como se desligar disso.

Então eu fiquei pensando no assunto e acabei fazendo um link com o Brasil que, na verdade, pode parecer bastante óbvio para você, mas na atual conjuntura nada é óbvio, né?

Explico!

Os regimes autoritários não se implantam de um dia para o outro. A coisa vai acontecendo pouco a pouco e são necessários muitos movimentos econômicos, sociais e políticos para que uma ditadura (ou autocracia) se implante em uma região.

Assim, o autoritarismo vai testando até onde as pessoas e as instituições o aceitam, utilizando-se sempre da desinformação da sociedade como instrumento, até que ele encontra uma brecha e se instala.

Dessa forma, aceitar qualquer infração ao regime democrático é muito perigoso. Se aconteceu na Rússia por que não pode acontecer no Brasil? Já pensou nisso?

Por exemplo, quando você aceita um processo penal absolutamente ilegal porque ele, em tese, trouxe à tona os podres do poder (vide Moro x Lula), ou quando você aceita um presidente criando distúrbio no processo eleitoral, você está abrindo espaço para o autoritarismo se implantar. Nesses casos, você começa a elastecer o que é aceitável em uma democracia e o limite entre regimes fica muito tênue.

O que o Bolsonaro fez no último 7 de setembro foi exatamente testar até onde o Brasil (sua população e suas instituições) aceitava o autoritarismo. Você não percebeu? Ele testa a nossa democracia todo dia para saber se pisa em solo fértil para um golpe.

Se você não gosta do que está vendo acontecer com a Ucrânia, tome muito cuidado com as permissões que dá para que o autoritarismo se implante no Brasil com a roupagem de “justiça”.

Se o país quer ser democrático deve seguir os princípios básicos da democracia sem aceitar qualquer flerte com o a ilegalidade, independentemente de sobre quem ou sobre que partido estejamos falando.

Não adianta querer fazer justiça com as próprias mãos. Quem faz isso é ditador!

O Brasil flerta com o autoritarismo desde que elegeu o Bolsonaro e estamos em um caminho muito perigoso.

Se vai terminar em guerra eu não sei, mas que vai terminar em problema… é certeza!

Compartilhe

Leia também

O site da Coluna de Terça utiliza cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a oferecer uma experiência de uso mais rica e interessante.